Valorização de Resíduos

A Valorização de Resíduos é tratada, atualmente, sob uma nova perspetiva muito mais profissional, tecnológica e de grande investimento, promovendo uma série de benefícios económicos, sociais e ambientais. Se antigamente o foco era o descarte do resíduo, agora o objetivo é a sua valorização.

Este processo pode ocorrer de várias formas: por meio de matéria-prima, fonte de energia para outras indústrias ou até mesmo como novos produtos sustentáveis.

Existem uma série de critérios utilizados na valorização de resíduos, entre eles, os principais são: classificação, potencialidade, quantidade, viabilidade e aplicabilidade.

Valorização de Resíduos
Soluções mais eficazes e sustentáveis para a valorização de resíduos.

Valorização Orgânica

A valorização orgânica é a solução para destino final das diferentes tipologias de resíduos biodegradáveis, de todos os sectores de produção, da agroindústria aos consumidores privados, com maior destaque para a valorização de lamas de depuração (ETAR/ETARI/ETAL).

Valorização Material

Promovemos um conjunto de práticas de reutilização e valorização material e de utilização de resíduos, que concorre para o prolongamento do ciclo de vida dos materiais de origem, permitindo a sua substituição sem impactos no ambiente.

Valorização Energética

Na valorização energética transformamos os resíduos em matérias-primas, contribuindo de forma significativa para a Economia Circular. O elevado poder calorífico dos resíduos permite a sua utilização como combustível alternativo.

Fim de Estatuto de Resíduo (FER)

O FER – Fim de Estatuto de Resíduo é aplicável a resíduos que sejam submetidos a uma operação de valorização de resíduos, incluindo a reciclagem. Considera-se, nesta operação que os resíduos são transformados numa nova matéria-prima, pronta a ser incorporada na fabricação dos mais variados produtos.